Luminárias DOTS

Selecionada para ser exposta no MADE – Mercado, Arte, Design, a Luminária DOTS, assinada pelo arquiteto Jorge Elmor e o designer Alberth Diego, é resultado de um ano de pesquisa e aprimoramentos. O objetivo era produzir uma peça versátil que não precisasse de quebras na instalação. Assim surgiu a ideia da “corda eletrificada”, que permite posicionar o ponto de luz distante da entrada de energia.

Elegante e dinâmica, a DOTS tem um processo de fabricação totalmente artesanal, produzida pela DSGNSelo, o que garante a qualidade e a sofisticação da peça. “Essa é uma escolha importante, para levar preciosismo no artesanato aliado a alta tecnologia dos materiais”, conta Alberth, que faz todo o acompanhamento do processo, desde o desenho da luminária, passando pela manufatura até a colocação no espaço.  “Ela acaba se tornando uma instalação, vai além de um objeto apenas para iluminação”, esclarece.

A luminária DOTS tem botões feitos em metal nos acabamentos cromado, dourado, cobre e preto, com cordas navais também disponíveis em diferentes cores: verde, azul, cinza e bege. Outro destaque é o fato dela poder ser modificada ao longo do tempo, pois sua montagem permite substituir ou incluir peças. “Esse dinamismo da DOTS abre as opções de uso em ambientes de diferentes metragens e pés direitos. Tudo isso sem a necessidade de quebrar paredes e com a possibilidade de composições personalizadas”, completa Jorge, que destaca o caráter lúdico da peça. “Ela interage com a arquitetura.”

Mais do que uma luminária a proposta dos profissionais é transformar a DOTS num sistema de iluminação. Isso é possível graças às suas múltiplas aplicações e, também, aos desdobramentos da linha. A DOTS possui: botões, bocais, arandelas, pendentes e, por fim, o abajur. Todos seguem o mesmo conceito e ampliam as possibilidades do projeto de iluminação do ambiente.